O INSTITUTOCADOR prima pela divulgação de ações em prol da qualidade de vida – “um olhar além da DOR”
Sendo uma das PICS, as Danças Circulares trazem o extraordinário benefício a todos daí nosso imenso prazer em divulgar este evento da UMAPAZ
” Dentro da nossa visão INTEGRATIVA do cuidado com o ser humano, a medicina Integrativa se utiliza das Prática Integrativas afinal, A SAÚDE É BEM VINDA, NÃO IMPORTA DE ONDE VENHA…Lauro Marubayashi”
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Público: ABERTO
Dia: 05/07/2023
Horário : 10h às 11h
Local: ZOOM (Encontro síncrono).
Clique aqui para acessar a sala.
ID da reunião: 899 2956 7458
Senha de acesso: 960987
Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 – Portão 7A
Descrição
Roda aberta on-line de Dança Circular que faz parte da programação permanente da UMAPAZ. No mês de julho o tema abordado será o DIÁLOGO. A Dança Circular tem como objetivo resgatar passos tradicionais dos povos, somados aos passos trazidos pela contemporaneidade buscando reconectar os indivíduos com eles mesmos, com os outros e com o meio ambiente. Na UMAPAZ a Dança Circular integra o Programa de Metodologias Integrativas da Formação, sendo instrumento de Educação Ambiental e trabalhando os valores da Cultura de Paz. Trabalha a convivência harmoniosa, atenção plena no presente, percepção corporal, cooperação, respeito, diversidade, acolhimento, além de sensibilizar para as questões socioambientais.
Conteúdo Programático
ÁRVORE SOU, FLORESTA SOMOS
Por Estela Gomes e Débora Pontalti
O círculo aberto da UMAPAZ, que durante a pandemia migrou para as telas virtuais, retomou os encontros presenciais em abril de 2022 e mantivemos um encontro on-line por mês para seguirmos nos relacionando com dançantes de outras regiões do Brasil, alcançando outras cidades, estados e até outros países. A UMAPAZ ampliou seu espaço de atuação chegando às casas de várias pessoas que anteriormente não tinham oportunidade de comparecer presencialmente ao espaço físico da UMAPAZ no Parque Ibirapuera.
Nestes últimos anos nossa linguagem comum – o movimento – nos aproximou e integrou. Os encontros on-line foram enriquecidos com a parceria e participação da bióloga Débora Pontalti que trouxe novas reflexões ao tema Ciclos e aos subtemas trabalhados em cada mês, entrelaçando conteúdos socioambientais às Danças Circulares focalizadas por Estela Gomes.
O tema de 2023 – ÁRVORE SOU, FLORESTA SOMOS – nos convida a habitarmos nosso próprio corpo nos inspirando nas árvores, reconhecendo nossas raízes, mobilizando o tronco e ampliando a copa das ideias, sonhos e ações. Nos convida também a cultivar um estado de atenção, presença e contemplação de toda vida que acontece tanto dentro de nós como ao nosso redor.
Um artigo produzido no Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da USP, por Denise M. G. Alves et al, discorre sobre 5 pilares que são fundamentais para a fomentação de uma educação mais sustentável, são eles: identidade, comunidade, diálogo, potência de ação e felicidade. Frente a um mundo globalizado e que carece de cuidados com a natureza, a promoção da Educação Ambiental permite estabelecer uma conexão entre indivíduo-planeta e indivíduo-indivíduo. Apenas resgatando o sentido comunitário, fortalecendo as identidades e incentivando uma participação ativa da sociedade é possível alcançar um benefício mútuo para os seres humanos e a natureza, a qual é a fonte da nossa vida. A tão buscada felicidade só pode ser atingida nesse momento de equilíbrio pois, nas palavras do Krishnamurti, “a suprema felicidade – não a oriunda do prazer, mas a que promana dessa quietude interior que é a segurança da tranquilidade, a realização da inteireza. Em tal estado não existe progresso, mas sim realização contínua, na qual todos os problemas, todas as complexidades se esvaecem. Essa verdade, essa integridade interna, existe em todas as coisas; em todo o ser humano”.
Referência Bibliográfica
Referências bibliográficas e pesquisa em site: KRISHNAMURTI, Jiddu. O Libertador da Mente. [S. l.: s. n.], 1968. MANCUSO, S. A revolução das plantas. Pergaminho, 2019. SOLANO, C e SICILIANO, S. Nossas árvores – o resgate do sagrado. São Paulo. Edição dos autores. USP (ESALQ). Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da USP. Educação Ambiental e Políticas Públicas: Conceitos, Fundamentos e Vivências. COMUNIDADE, IDENTIDADE, DIÁLOGO, POTÊNCIA DE AÇÃO E FELICIDADE: FUNDAMENTOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. ESALQ/USP, [s. l.], 20 jan. 2018. WOHLLEBEN, P. A vida secreta das árvores. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. www.mandalalunar.com.br/conspirar
Facilitação
Estela Maria Guidi Pereira Gomes – Fonoaudióloga, Focalizadora de Danças Circulares, Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da UMAPAZ. Especialização em Educação em Saúde Pública e Antropologia da Saúde. Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education. Certificada pela Academy of Movement & Awareness de Nanni Kloke e Membro da REDE Harmony Internacional. Membro certificada do CID – Conselho Internacional de Dança.
Débora Pontalti Marcondes – Bióloga, bacharel em Turismo e mestranda em cidades inteligentes e sustentáveis. Há dezesseis anos atuando como educadora ambiental na Prefeitura de São Paulo, traz forte vivência em programas de educação ambiental em sua vertente crítica e emancipatória. Tem afinidade por temas que, apoiados na ótica da Complexidade, reflitam a relação do meio urbano com a biodiversidade e tragam o diálogo com a cidade para o centro da conversa.
Coordenação
Estela Maria Guidi Pereira Gomes
Débora Pontalti Marcondes
O Institutocador , CMQV e a Mundoergonomia divulgam ações importantes para a saúde e a qualidade de vida da população. Essa é a meta de todas as nossas empresas.
PARTICIPE!