No INSTITUTOCADOR, temos equipe multidisciplinar que analisa criteriosamente todos os casos de infeções, quaisquer que sejam elas. Casos de infecções agudas, crônicas e de repetição são solucionados através da anamnese integrativa direcionada com a pesquisa objetiva do agente, das reações intra celulares do espectro imunológico do paciente e de seus ambientes usuais.
Antes de falar sobre alguns tipos de infecções, que falaremos em outros artigos, vamos falar exatamente o que são infecções.
Vamos aqui esclarecer o que são INFECÇÕES – segundo o Ministério da Saúde, é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou outro animal. Quando a infecção gera sinais e sintomas, temos um caso de uma doença infecciosa. Nem sempre, no entanto, os agentes causadores de infecções, ou seja, os agentes infecciosos, causam doenças infecciosas.
Costumamos dizer que tudo depende e depende de vários fatores que vamos tentar esclarecer de forma simples para que o nosso leitor consiga entender.
Muito se confunde a infecção com a inflamação e com a infestação
Resumidamente podemos explicar que:
Infecção: é a presença de um determinado microrganismo vivo (aqui consideramos os vírus como um organismo “vivo”) em um local errado.
A infecção é a presença de um microrganismos vivo em nosso corpo em um local onde não deveria estar. Esse organismo vivo estando no local errado ou na quantidade errada irá provocar uma doença infecciosa. Para que as pessoas entendam melhor, explicamos que em nosso corpo existem milhares de tipos de “microrganismos vivos” que vivem de forma harmônica e em equilíbrio em nosso organismo, uns sendo até fundamentais para a nossa saúde, como no caso dos microorganismos vivos da nossa microbiota ( A microbiota é formada por uma série de microrganismos, como bactérias e fungos, que são importantes para o funcionamento do nosso corpo. São cerca de 100 trilhões de seres vivos em nosso corpo que pesam aproximadamente 1,5kg)
Inflamação: é a resposta de proteção normal do corpo a uma lesão.
A inflamação ocorre quando o nosso sistema imunológico tenta proteger os órgãos ou as células de algum agente “externo” que danifique essas células. Essas lesões podem ser causadas por organismos vivos (infecção) ou por agentes outros agentes como produtos químicos, acidentes, distensões, e uma série de outros fatores que prejudiquem a célula de forma direta e, até mesmo, indireta. O seu objetivo é localizar e eliminar tecidos danificados, de forma que o corpo possa começar a se restabelecer.
Infestação: é a presença de parasitas no indivíduos
A infestação costuma ser assim chamada, quando temos uma quantidade grande do parasita porém, não podemos nos basear em quantidade mas sim em qualidade do parasita por exemplo, o indivíduo ao ser contaminado por uma Taenia sp, muito provavelmente ele terá apenas um verme em seu organismo mas, mesmo assim, ele tem uma infestação ou uma parasitose por Taenia sp ao passo que se o parasita for uma ameba, ele terá milhares de amebas assim como se for infestado pelo ácaro Sarcoptes scabiei, ele terá algumas unidades ou dezenas do agente estando, da mesma forma infestado. Há algumas controvérsias entre autores, por exemplo, na filariose que é uma doença crônica causada pelo parasita Wuchereria bancrofti, que é transmitido para as pessoas, exclusivamente, através da picada do mosquito Culex quinquefasciatus infectado. A presença do nematelminto Wuchereria bancrofti ( que ocasiona a doença conhecida popularmente como elefantíase) seria uma infestação ou infecção ? mas, nossa linha segue que, em sendo um parasita, consideraremos como uma infestação que ocasiona a inflamação dos vasos linfáticos, resultando na hipertrofia de regiões afetadas.
Geralmente, sempre temos um ciclo onde a infestação acarretará em infecção e posterior inflamação.
Lesão pode acarretar infecção que acarreta inflamação e ciclo está formado.
O ciclo se forma para manter a integridade do indivíduo.
Nosso organismo é sábio e, se tivermos nosso sistema de defesa fortificado, com certeza o ciclo sempre se fechara de forma satisfatória.
Voltando a falar sobre as infecções, necessitamos esclarecer e deixar bem registrado que:
1- nosso organismo vive em equilíbrio com milhares de microrganismos vivos.
2- no mundo existem milhares de tipos de microrganismos vivos
3- estamos sujeitos, a todo instante, a todos esses microrganismos vivos
4- através de um simples exame de sangue – hemograma – temos a possibilidade de saber se estamos diante de um quadro inflamatório, infeccioso ou uma infestação parasitária.
5- através de um simples exame de sangue – hemograma – temos a possibilidade de saber se estamos diante de um quadro infeccioso por vírus ou por bactérias.
Resumindo – diante de qualquer situação, qualquer infecção, um sistema imunológico forte é vital para a manutenção da vida.
Dra. Célia Wada – CRF-SP 7043