Ondas de choque é uma terapia, um tratamento não cirúrgico caracterizado pela aplicação de ondas para estimular o processo natural de cura do corpo.
As ondas de choque são divididas em dois tipos: FOCAL E RADIAL. As duas tecnologias diferem quanto aos aspectos físicos, aparelhos geradores e mecanismo de ação, se diferem em uma série de indicações em diferentes patologias ósteo-articulares
São ondas mecânicas, acústicas e que vão gerar um onda sonora. A onda de choque (ou onda de impacto) é um pulso sônico ou uma energia cinética. Sua força de transmissão depende das propriedades físicas do tecido aplicado (líquido ou sólido). Por isso, existem equipamentos específicos para utilização em cada área: Fisioterapia, Estética(Dermato-Funcional) e Urologia.
Dentre os diferentes métodos de geração de ondas existem:
– sistema eletro hidráulico
– sistema eletromagnético
– sistema piezoelétrico
– sistema eletropneumático
Esse técnica é usada no tratamento de muitas condições musculoesqueléticas, principalmente aquelas que envolvem tecidos conjuntivos, como ligamentos e tendões, usada para tratar dores localizadas crônicas causadas por tendinite, fascite plantar, esporão de calcanhar e outras condições musculoesqueléticas. Também pode ajudar a quebrar o tecido cicatricial e outras aderências, ajudando a restaurar o movimento normal na área afetada.
O tratamento é realizado por meio da utilização de um aparelho de emissão de onda sonora de forte intensidade e de curta duração que incide diretamente nos tecidos sem lesão da pele, específico para a área afetada que se pretende regenerar.
Ao alcançar a área lesionada, as ondas de choque promovem um estímulo mecânico que induz efeitos biológicos, tais como:
Aumento na produção de prostaglandinas associadas ao processo de reparação tecidual, acelerando a recuperação e a cura;
Elevação da congestão e microcirculação sanguínea no local da penetração das ondas;
Maior concentração de óxido nítrico local com consequente alívio da sensação de dor.
Estimula a produção de novos vasos sanguíneos e restaurando o fluxo sanguíneo, o que pode reduzir a dor e a inflamação.
As ondas de choque agem de diversas maneiras:
Ação mecânica: causando formação de microbolhas que eclodem fragmentando a fibrose local;
Ação analgésica por intenso estímulo local, liberando enzimas locais que atuam na fisiologia da dor;
Ação vascular: provocar uma congestão vascular e neoformação de vasos.
A terapia por ondas de choque pode ser aplicada em várias patologias e mesmo em vários tratamentos estéticos. Abaixo, alguns vídeos ilustrativos.
A terapia por ondas de choque é geralmente bem tolerada e considerada um tratamento seguro para a dor, embora alguns pacientes possam sentir desconforto temporário durante o procedimento.